sexta-feira, janeiro 12, 2007

 
Maioria dos escoceses quer independência de Inglaterra

Cerca de 51% dos escoceses defendem a independência em relação a Inglaterra, o que poria fim ao Acto da União, cuja assinatura pelo Parlamento de Edimburgo completa três séculos na próxima terça-feira, revela uma sondagem hoje divulgada pelo jornal The Daily Mail.

Essa possibilidade não parece, no entanto, assustar muito os ingleses, pois 48%, segundo a mesma sondagem, seria igualmente favorável aquela divisão.
Segundo o estudo, cerca de metade do inquiridos considera que a união entre ambas as nações não durará mais do que os próximos 25 anos.
Dois em cada três ingleses querem acabar com as generosas subvenções que a Inglaterra dá à Escócia.
Além disso, cerca de 55% defende o fim do desequilíbrio representado pela situação na qual os deputados escoceses podem decidir sobre questões relativas apenas à Inglaterra e a Gales, enquanto os ingleses e os galeses não decidem nada sobre a Escócia.
Assim, 53% dos ingleses querem que os deputados escoceses sejam proibidos de votar sobre assuntos relativos apenas à Inglaterra e ao País de Gales como, por exemplo, nos domínios da saúde e da educação.
Para terminar, 51% dos ingleses e 58% dos escoceses apoiam a criação de um Parlamento exclusivamente inglês.
A sondagem demonstra o mal-estar existente entre ingleses e escoceses e deixa claro que a chamada autonomia escocesa, a criação do Parlamento escocês com diversos poderes de auto-governo - aprovada pelo Governo trabalhista britânico de Tony Blair no final dos anos de 1990 - não conseguir deter os ressentimentos mútuos.

12-01-2007 15:49:41

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?