segunda-feira, janeiro 15, 2007

 
Manuel Monteiro acusa PSD e CDS de serem «falsa direita»

O presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Manuel Monteiro, acusou esta segunda-feira o PSD e o CDS-PP de serem uma «falsa direita», que se deixa «comprar pela esquerda para estar calada».

«A falsa direita é comprada pela esquerda para estar calada», disse Manuel Monteiro à agência Lusa, no Porto, à margem da sua intervenção no ciclo de debates sobre o espaço não socialista em Portugal, promovido pelo Clube Via Norte.
Manuel Monteiro afirmou que há um «grupo dominante dentro do PSD e do CDS» que «alinha» com o PS num «rotativismo simpático», que permite que «os piores ministros tenham como prémio serem administradores de empresas públicas ou semi-públicas».
«É uma direita falsa, porque enriquecem alguns dos seus membros», o mesmo acontecendo com alguma «pretensa esquerda». «Hoje não temos alternativa no poder, temos alternância entre os mesmos partidos», salientou o líder do PND.
Manuel Monteiro criticou também que «um conjunto de cidadãos» tenha um «alvará de direita», assumindo-se como detentores desta área política e acusando de «radicais» todos os que queiram ocupar o mesmo espaço.
Para mudar o espectro político que, em sua opinião, resulta ainda do acordo Movimento das Forças Armadas-partidos, de 1974, Manuel Monteiro defendeu que Portugal deve adoptar um regime presidencialista e devem acabar as reformas e privilégios exclusivos dos políticos.
O ex-presidente do CDS-PP propôs ainda que os cargos políticos sejam exercidos por um máximo de dois mandatos consecutivos, aumentados para cinco anos, no caso da Assembleia da República e das autarquias, e para seis anos, no caso do Presidente da República.
Manuel Monteiro defendeu ainda a introdução de uma taxa fiscal única, um regime especial de isenções de impostos para quem invista na recuperação de zonas urbanas antigas e «a garantia para quem compra um apartamento que, em 20 anos, a área envolvente não sofre alterações».

Diário Digital / Lusa

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?