sexta-feira, janeiro 19, 2007

 
MySpace processado por famílias de adolescentes assediadas

O site MySpace foi processado pelas famílias de quatro adolescentes norte- americanas, entre os 14 e 15 anos, que se queixam de assédio sexual por indivíduos que conheceram através desta popular rede social.

A queixa, que acusa o site detido pela empresa NewsCorp, de Rupert Murdoch, de negligência e fraude, foi entregue num tribunal de Los Angeles por famílias de Nova Iorque, Texas, Pensilvânia e Carolina do Norte.
As famílias pedem, segundo os advogados, indemnizações na ordem dos milhões de dólares.
No ano passado, foi entregue uma queixa semelhante da família de uma adolescente de 14 anos.
«No nosso ponto de vista, o MySpace esperou demasiado tempo para começar a instituir regras de segurança significativas que aumentem a segurança dos utilizadores menores», disse um dos advogados das famílias.
Na sequência de queixas e sucessivos pedidos, o site MySpace procedeu ao aumento das medidas de segurança com o objectivo de proteger os mais novos que têm um perfil na rede.
Em Abril de 2006, o site contratou um ex-procurador do departamento de Justiça norte-americano, especialista em direitos das crianças, Hemanshu Nigam, para gerir as questões ligadas à segurança.
Entre as medidas já tomadas, está a impossibilidade de utilizadores com mais de 18 anos contactarem com os membros mais novos, caso não possuam o endereço de e-mail.
A idade limite estabelecida para criar um perfil na rede é de 14 anos.
Até ao Verão, o MySpace vai disponibilizar uma aplicação para que os pais monitorizem os dados que os filhos introduzem no perfil da rede social virtual, nomeadamente saber se divulgam informação pessoal, e que os alerta para qualquer alteração.
A empresa responsável pelo site afirma que faz todos os esforços para proteger os utilizadores, principalmente os menores, mas sublinha também a importância e urgência de existir um diálogo entre os pais e filhos sobre a segurança na Internet.

Diário Digital / Lusa
19-01-2007 15:57:18

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?