domingo, janeiro 21, 2007

 
Sérvia: Ultra-nacionalistas vencem, indicam estimativas

Os ultra-nacionalistas euro-cépticos da Sérvia são o partido mais votado nas eleições legislativas de este domingo mas não alcançam a maioria absoluta, segundo as primeiras estimativas de um organismo independente que monitoriza as eleições sérvias.

«O Partido Radical (SRS, ultra-nacionalista) obteve 28,5% dos votos», segundo as primeiras estimativas, anunciou um responsável do Centro para as Eleições Livres e a Democracia (CESID), Zoran Lucic.
Em segundo lugar está o Partido Democrata (DS, reformador e pró-europeu), do presidente Boris Tadic, com 22,9% dos votos, seguindo-se o Partido Democrata da Sérvia (DSS), do primeiro-ministro Vojislav Kostunica, com 17% dos votos, segundo o CESID.
Cerca de 6,6 milhões de eleitores foram chamados hoje às urnas na Sérvia para eleger os 250 deputados do parlamento nacional de entre quase 4.000 candidatos de 20 partidos.
A participação dos eleitores, segundo o mesmo organismo, atingiu os 46,5% às 17:00 locais, três horas antes do fecho das urnas, sendo a maior registada desde as eleições de Outubro de 2000, quando o ditador Slobodan Milosevic foi derrotado pelos reformadores.
O Partido Radical, aliado de Milosevic durante o regime autoritário, é a principal força política no parlamento cessante, com um terço dos deputados, e opõe-se à integração da Sérvia na União Europeia.

Diário Digital / Lusa
21-01-2007 21:29:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?