segunda-feira, janeiro 29, 2007

 
UE: Cidadãos europeus desmotivados com o Euro

A maioria dos cidadãos que vivem na zona euro, 13 dos 27 países membros da União Europeia, consideram que a moeda europeia teve um impacto negativo na economia do seu país, segundo uma sondagem hoje publicada pelo The Financial Times.

A sondagem, realizada pelo Instituto Britânico Harris Interactive em França, Alemanha, Itália e Espanha, refere que este efeito negativo do euro é sublinhado por mais de dois terços dos franceses, italianos e espanhóis e uma maioria dos alemães.
No entanto, uma maioria de alemães, italianos e espanhóis afirmam que a moeda única teve um impacto positivo na economia da zona euro, sendo que apenas cinco por cento dos franceses partilham esta opinião.
Mais de metade das 5.314 pessoas questionadas nos quatro países manifestam uma preferência pela sua antiga moeda.
Perto de dois terços dos alemães lamentam a perda do marco alemão.
Ainda de acordo com a mesma sondagem, 45 por cento dos europeus questionados, incluindo 60 por cento de alemães, têm uma opinião negativa sobre a entrada na União Europeia da Bulgária e da Roménia a 01 de Janeiro deste ano.
A zona euro foi criada há oito anos com o lançamento nos mercados da moeda única e agrupa 317 milhões de habitantes em 13 países, entre os quais a Eslovénia, a última a entrar neste grupo de Estados.
A Harris Interactive realizou a sondagem entre 10 e 22 de Janeiro

29-01-2007 8:45:16

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?