segunda-feira, janeiro 22, 2007

 
WWF: Atum corre o risco de desaparecer em apenas um ano

O atum está a desaparecer dos oceanos e as suas reservas comerciais poderão extinguir-se em apenas um ano no Mediterrâneo e noutras zonas, adverte um relatório que hoje será divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

A notícia surge na edição desta segunda-feira do jornal Diário de Notícias, que revela ainda que, no documento, a organização pede aos estados envolvidos que adoptem medidas para evitar a extinção do atum na reunião dos Organismos Regionais para a Pesca (RFMO) que decorre a partir de hoje em Kobe, no Japão.
O atum vermelho, e em especial o do Atlântico, muito usado na cozinha japonesa (por exemplo no sushi e no sashimi), está a ser vítima de pesca excessiva, ao mesmo tempo que as reservas de ovas do atum vermelho do sul do oceano Índico baixaram 90%, refere o relatório da WWF.
Segundo o director do Programa Marinho desta organização ambientalista, Simon Cripps, «todas as reservas de atum têm problemas», sejam as das Caraíbas ou do Mediterrâneo, do Pacífico central e oriental ou do oceano Índico.
«Muitos governos ignoram os conselhos dos cientistas, não aplicam adequadamente as medidas de gestão e conservação, fecham os olhos à pesca ilegal e não sancionam os que violam as regras», afirmou.
O responsável da WWF acusou a União Europeia, e em particular a França, de terem pressionado a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) para aprovar uma cota de 29.500 toneladas de atum em 2007, quando o «nível máximo» deveria ficar-se pelas 15 mil toneladas.
Embora se trate de um problema mundial, em áreas como o Mediterrâneo «o atum poderá extinguir-se comercialmente em menos de um ano, embora possa durar mais», acrescentou Cripps, sublinhando não estar a «exagerar».
Acresce a estes problemas a pesca ilegal e não declarada, que poderá representar até um terço do total mundial e que, além de contribuir para a extinção do atum, causa graves danos a outras espécies capturadas por engano.
O valor dessa actividade ilegal, estima a WWF, poderá chegar aos 581 milhões de dólares.

22-01-2007 10:44:41

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?