terça-feira, janeiro 09, 2007

 
YouTube bloqueado no Brasil na sequência de disputa judicial

Os utilizadores brasileiros têm a partir de hoje bloqueado o acesso ao YouTube, site de partilha de vídeos do Google, na sequência de uma disputa judicial.

As operadoras brasileiras de rede fixa cumpriram a determinação do Tribunal de São Paulo e suspenderam o acesso ao site para evitar que os utilizadores possam aceder ao vídeo de uma modelo brasileira.
A suspensão do acesso foi determinada pelo juiz Lincon António Andrade de Moura, da 23ª Vara Cível de São Paulo, com base na decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O bloqueio do acesso ao site foi o meio encontrado pelo Tribunal para impedir que o vídeo com cenas íntimas de Daniella Cicarelli e seu actual namorado, Renato Malzoni, numa praia em Espanha, continuasse a ser veiculado na Internet brasileira.
Os advogados do casal afirmaram, numa acção judicial, que a divulgação das cenas, em que os dois praticam sexo numa praia espanhola, filmadas em Setembro do ano passado por um «paparazzi», violava a privacidade do casal.
No ano passado, a administração do YouTube chegou a remover o vídeo, mas o conteúdo foi novamente disponibilizado pelos seus utilizadores.
«Apesar de a administração do site ter retirado o vídeo, um utilizador voltou a alimentá-lo com o mesmo material», afirmou o porta-voz do YouTube, Jaime Schopflin, em declarações ao jornal o Estado de São Paulo.
Na semana passada, o Tribunal de São Paulo determinou o bloqueio do site para os utilizadores brasileiros, o que foi agora cumprido pelas operadoras de rede fixa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Peritos de Comércio Electrónico, a determinação judicial afecta cerca de três milhões de utilizadores no Brasil.
Em Outubro de 2006, o YouTube foi adquirido pelo Google por 1,3 mil milhões de euros.

Diário Digital / Lusa
09-01-2007 13:36:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?