domingo, fevereiro 25, 2007

 
Irão ensaia «com sucesso» o seu primeiro foguetão espacial

O Irão testou com sucesso o seu primeiro foguetão espacial, informou hoje a televisão estatal, sem fornecer detalhes sobre o respectivo alcance e potência.

«O primeiro foguetão espacial iraniano foi enviado com sucesso para o espaço», referiu o canal televisivo.
«Este foguetão transporta instrumentos de investigação fabricados pelos ministérios da Defesa e da Ciência«, declarou Mohsen Bahrami, chefe do Centro de Pesquisa Espacial.
«Todos os testes foram realizados em unidades industriais do país e de acordo com as normas internacionais. A montagem do foguetão foi feita por peritos de Centro de Investigação Espacial e do Centro de Engenharia do Ministério da Agricultura», acrescentou Bahrami.
Este anúncio surge num contexto de tensões entre o Irão e os países ocidentais motivadas pelo programa nuclear iraniano, devido à suspeita de que Teerão pode aspirar ao fabrico da arma atómica a coberto de um programa civil.
Teerão recusou suspender o seu programa de enriquecimento de urânio apesar de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que impôs sanções limitadas contra os programas nuclear e balístico do Irão após a sua recusa de qualquer suspensão.
Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França declararam-se favoráveis a um endurecimento das sanções para conduzir o Irão a suspender as suas actividades de enriquecimento de urânio.
Em Setembro de 2006, o Irão anunciou ter tido êxito a fabricar um motor de plasma para a orientação de satélites no espaço.
Este sistema permite melhorar a dirigibilidade do satélite e processo de lançamento, anunciara a televisão citando um relatório do Ministério da Defesa.
«O sistema permite também guiar o satélite em órbita após o lançamento», segundo a televisão.
O primeiro satélite iraniano, o Sina-1, fabricado na Rússia, foi posto em órbita em Outubro de 2005 com um foguetão russo Kosmos-3M a partir da plataforma de lançamento russa de Plessetsk.

Diário Digital / Lusa
25-02-2007 10:15:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?