sábado, fevereiro 10, 2007

 
Miguel Ângelo viveu 17 anos na Basílica de São Pedro

O pintor e escultor italiano Miguel Ângelo viveu os 17 últimos anos da sua vida - entre Janeiro de 1547 e 18 de Fevereiro de 1564 - num quarto da Basílica de São Pedro, segundo atesta um documento do Arquivo da Fábrica de São Pedro hoje divulgado.

Uma lista de despesas de 1557 em que se refere o pagamento da chave de uma arca para um quarto em nome do artista é o documento comprovativo do seu alojamento no Vaticano, disse ao jornal La Repubblica María Cristina Carlo-Stella, responsável da Fábrica de São Pedro, organismo encarregado da manutenção do templo.
Em concreto, precisou, a referência ao artista florentino aparece na oitava linha do documento encontrado, onde se lê:«Ao mestre Gianangelo, 10 escudos por uma chave para uma arca no quarto de São Pedro onde se acolhe o senhor Miguel Ângelo».
O artista terá vivido num pequeno estúdio para onde se mudara ao assumir a direcção das obras do templo, às quais acedia através de uma escada em caracol.
O lugar onde o genial artista viveu tinha-se convertido numa lenda do Vaticano, agora esclarecida graças, segundo Crstina Carlo-Stella, às investigações levadas a cabo antes da exposição Petros Eni (Pedro está aqui) que, até 08 de Março, dará a ver documentos sobre os 500 anos da Basílica.
Os responsáveis da mostra crêem que a localização do quarto coincide com a da actualmente denominada «habitação de Miguel Ângelo», no coração do Arquivo da Fábrica de São Pedro.

Diário Digital / Lusa
09-02-2007 15:51:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?