segunda-feira, fevereiro 19, 2007

 
Índia-Paquistão: atentado faz 66 mortos no «comboio da amizade»

Pelo menos 66 pessoas morreram num atentado hoje perpetrado num comboio que liga a Índia ao Paquistão (Samjahuta Express), um ataque destinado a prejudicar o processo de paz entre os dois rivais da Ásia do Sul, segundo um novo balanço oficial.

«Contámos 66 corpos até agora. Trinta pessoas ficaram feridas. Foram transportadas para Nova Deli para serem tratadas», afirmou o comissário da polícia de Panipat, norte de Nova Deli, Mohinder Singh.
Uma bola de fogo consumiu domingo cerca da meia-noite duas carruagens do «comboio da amizade» ligando Nova Deli a Lahore, no Paquistão, perto da cidade de Panipat, 100 quilómetros a norte da capital indiana, segundo as fontes oficiais.
O ministro dos caminhos-de-ferro, Lalu Prasad Yadav, confirmou que se trata de um atentado, sublinhando que explosivos com base de querosene foram encontrados em duas malas no comboio.
«As intenções são evidentes. É uma tentativa para destabilizar o processo de paz entre a Índia e o Paquistão», acrescentou.
«Testemunhas disseram ter ouvido duas explosões (…) A polícia encontrou um detonador no local e deduzimos que se trata de uma sabotagem», afirmou ainda o director-geral dos caminhos-de-ferro do norte da Índia, Vinoo Narain Mathur.

Diário Digital / Lusa
19-02-2007 8:09:38

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?