quarta-feira, fevereiro 28, 2007

 
«O Túmulo de Jesus»: Mensagem é válida, diz realizador

O norte-americano James Cameron e o canadiano Simcha Jacobovici afirmam que o seu documentário «O Túmulo de Jesus» mostra que a mensagem que foi transmitida há dois mil anos continua a ser válida hoje em dia.

Em conferência de imprensa na Bibliteca Pública de Nova Iorque, o produtor afirmou que «haverá quem diga que se está a minimizar a Cristandade mas isso é muito diferente do que pretendemos».
«O que este filme e a investigação para o filme conseguem trazer, pela primeira vez, à luz do dia são provas tangíveis, físicas, arqueológicas e nalguns casos forenses, que podem ser analisadas cientificamente, da mesma maneira que faríamos numa investigação criminal em termos de prova de ADN», acrescentou.
Jacobovici explicou que a realização do documentário foi «uma jornada de três anos que parece mais incrível do que a ficção».
Os cineastas analisaram dez ossários encontrados em 1980, no Bairro de Talpiot, em Jerusalém, e que presentemente estão entregues à Autoridade de Antiguidades de Israel e guardados num armazém em Bet Shemesh.
Seis dos ossários tinham gravados nomes ligados à família de Jesus: Jesus filho de José, Judas filho de Jesus, Maria, Mariamne, José e Mateus. Neles foram encontrados três caveiras e vários ossos, que, segundo o costume judaico, foram imediatamente sepultados.
A equipa de Cameron mandou fazer testes de ADN a dois ossários - um com a inscrição «Jesus filho de José» e outro com a inscrição «Mariamne» - na Universidade de Lakehead, no Canadá, que concluíram que se tratava de duas pessoas sem relações de sangue, e que, por isso, deveriam ser casadas.
No documentário, o narrador, Ron Withe, diz que «talvez Jesus e Maria Madalena fossem casados, como sugerem os resultados de ADN dos ossários de Talpoit e talvez a sua união fosse mantida secreta para proteger uma potencial dinastia».

Diário Digital / Lusa
27-02-2007 2:04:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?