sábado, fevereiro 10, 2007

 
Sérvios protestam em Paris contra independência do Kosovo

Meia centena de sérvios manifestaram-se hoje em Paris contra a independência do Kosovo e contra o plano do enviado da ONU, Martti Ahtisaari, para esta província sérvia disputada por sérvios e albaneses, segundo a France Press.

Entretanto, em Pristina, cerca de três mil albaneses também se manifestaram contra a proposta do enviado especial da ONU para o Kosovo, mas porque consideram que esta não assegura a independência da província.
«Não à independência do Kosovo», «a terra do Kosovo é sérvia» ou ainda «Kosovo laboratório dos EUA», foram algumas das frases inscritas em faixas empunhadas pelos manifestantes.
Segundo o sérvio Zoran Milinkovic, que convocou esta manifestação e que se apresenta como presidente do Movimento Sérvio da Europa, actualmente vivem em França cerca de 80 mil sérvios, que terão chegado nos anos 70 ou durante a guerra dos Balcãs nos anos 90.
«A comunidade internacional não deve separar os habitantes do Kosovo mas ajudá-los a viver em conjunto e em paz», declarou, adiantando que «os albaneses (que formam 90% da população do Kosovo) não são os proprietários mas os concessionários de uma terra sérvia».
Em Pristina, a polícia lançou gás lacrimogéneo e balas de borracha para travar o protesto depois dos manifestantes terem tentado ultrapassar um cordão de segurança em volta do edifício do governo.
Pelo menos uma pessoa ficou ferida e 13 outras foram detidas, afirmou a polícia.
A província sérvia do Kosovo é administrada pela ONU desde 1999 depois dos bombardeamentos da Nato para fazer cessar as operações repressivas do regime sérvio contra os separatistas albaneses.

Diário Digital / Lusa
10-02-2007 17:33:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?