domingo, março 18, 2007

 
Afeganistão: 1.400 objectos regressam ao museu nacional

Mais de 1.400 objectos culturais e artefactos arqueológicos afegãos, que estiveram desde 1999 num museu suíço protegidos da pilhagem e do regime talibã, regressaram hoje ao Museu Nacional do Afeganistão.

O espólio, que inclui um artefacto com cerca de 3.500 anos, esteve depositado num museu na Suíça durante quase dez anos para que a herança cultural afegã não fosse ameaçada pela guerra no país.
Entre as peças que regressam agora ao Museu Nacional do Afeganistão conta-se uma pequena estatueta de Buda originária de Bamiyan, a localidade onde os talibãs destruíram há seis anos outras duas estátuas de Buda.
Paul Bucherer, director do museu afegão, destacou da colecção agora recuperada uma pedra retirada da antiga cidade Ai-Khanum, fundada por Alexandre, o Grande, há 2.300 anos, e que afirma ser a ligação entre a Europa e o Afeganistão.
Fundado em 1930, o Museu Nacional do Afeganistão foi pilhado pelo regime talibã, tendo reaberto ao público em 2004 depois de vários anos de reconstrução e recuperação.
Com o regresso do espólio ao museu, Bucherer espera que estas peças contribuam para o reconhecimento da identidade cultural do Afeganistão.

Diário Digital / Lusa
17-03-2007 13:23:04

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?