sexta-feira, março 23, 2007

 
Angela Merkel deseja a criação de exército comum europeu

A chanceler alemã, Angela Merkel, que exerce a presidência semestral da União Europeia (UE), aspira à criação de um «exército comum europeu», segundo uma entrevista hoje publicada pelo jornal Bild, por ocasião das cerimónias do 50º aniversário do Tratado de Roma.

«Devíamos conseguir um exército comum europeu», afirmou a chanceler democrata-cristã alemã. «A Comissão Europeia teria mais margem de manobra, com responsabilidades claramente definidas», acrescentou.
«Não haverá um Estado federal europeu dentro de 50 anos, manteremos a diversidade dos Estados nacionais», acrescentou, no entanto.
Para a chanceler, a natureza da UE resume-se numa palavra: «tolerância».
«O modelo de sociedade da Europa aponta para um equilíbrio que significa, por exemplo, que aqueles que ganham bem paguem impostos por antecipação, e significa que teríamos um sólido sistema de protecção social», disse.
«Porém, devemos velar para que estes sistemas sociais estejam ligados à liberdade e à responsabilidade dos indivíduos», salientou Merkel.
Os 27 países da UE devem aprovar domingo em Berlim uma «declaração» de intenções dos cidadãos dos países membros, mencionando em termos gerais as conquistas dos 50 anos de história europeia e destacando os objectivos para o futuro.
23-03-2007 11:12:13

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?