terça-feira, março 20, 2007

 
Autarcas, políticos e hoteleiros contra "Allgarve"

A nova campanha publicitária para promover o Algarve no estrangeiro está a revoltar autarcas, políticos e hoteleiros no sul do país, por considerarem que esta iniciativa é uma ofensa ao bom-nome da região. A campanha, apresentada pelo ministro da Economia na sexta-feira, muda o nome para "Allgarve", com pronúncia inglesa.
( 19:37 / 19 de Março 07 )

O presidente da Associação de Hoteleiros do Algarve, por exemplo, diz que esta iniciativa põe em causa a marca "Algarve", uma das marcas portuguesas mais consolidadas no estrangeiro.
Elidérico Viegas diz que é uma campanha ofensiva e que contribuiu para denegrir o Algarve.
«Isto é no mínimo ofensivo, não só para os algarvios mas também para as mais elementares regras do marketing político», salienta. «O Algarve é das marcas mais consolidadas a nível internacional, e isto revela uma incompetência técnica quase a 100 por cento», acrescenta.
A Associação dos Hoteleiros Algarvios vai apelar a todos os associados para que não participem nesta nova campanha publicitária, que consideram que se trata de uma iniciativa que só contribuiu para denegrir e ofender o bom-nome, identidade e o turismo do Algarve.
PSD pede suspensão da campanhaMendes Bota, deputado do PSD, partilha das críticas e anuncia que hoje mesmo enviou ao Governo um requerimento no qual pede a suspensão da campanha.
Mendes Bota considera que esta iniciativa, além de não ser boa para o Algarve, vai acabar por confundir o mercado: «É um desvirtuamento do nome Algarve, e é a uma marca que esta internacionalmente reconhecida há mais de 15 anos, o que vai contribuir para confundir o mercado».
Por isso, Mendes Bota pediu hoje ao Governo que suspenda temporariamente a campanha promocional "Allgarve", até que se encontre «um título que reponha a dignidade e o respeito pelo nome da região».
«Ninguém vai mudar o nome ao Algarve»A nova campanha publicitária teve o apoio da região de turismo do Algarve. Hélder Martins, o presidente da região de turismo, explica que em causa estão apenas um conjunto de iniciativas e não a mudança do nome do Algarve.
«Ninguém vai mudar o nome ao Algarve. Esta é apenas uma campanha de comunicação de um conjunto de eventos. Isto foi uma marca que uma empresa especialista no sector escolheu, e que foi aprovada por várias entidades entre as quais a região de turismo do Algarve», explica o responsável.

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