sexta-feira, março 09, 2007

 
Chipre: Destruído muro em Nicósia entre zonas Norte e Sul

Os cipriotas gregos começaram na quinta-feira a demolir um muro que separa as zonas cipriota-grega e cipriota-turca em Nicósia, a fim de abrir um local de passagem entre o Norte e o Sul da Ilha.

«O trabalho de demolição deverá estar acabado antes do nascer do sol, sex a-feira», declarou um porta-voz da Polícia.
A zona foi isolada pela Polícia enquanto máquinas para a demolição começaram a desmantelar o muro durante a noite, testemunharam jornalistas.
Várias dezenas de pessoas concentraram-se no local, na Rua Ledra, para observarem os trabalhos de demolição, rebentando em aplausos quando os operários começaram a escavar a base do muro com picaretas.
Esta iniciativa, sem anúncio prévio, ocorre depois da demolição em Janeiro de uma polémica ponte para peões situada numa rua emblemática de velha Nicosia, na zona cipriota-turca.
O presidente da República de Chipre, Tassos Papadopoulos, admitira um desmantelamento, na condição da reabertura do ponto de passagem de Lokmaci, entre as partes Norte e Sul da capital, dividida, tal como o resto da Ilha, desde 1974.
O Exército turco opôs-se à demolição da passagem, enquanto os cipriotas-gregos não demolissem, por seu lado, o muro que separa os dois sectores nesta zona.

Diário Digital / Lusa
09-03-2007 9:51:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?