quinta-feira, março 08, 2007

 
EUA vão construir telescópio para detectar extra-terrestres

O Pentágono vai gastar este ano quatro milhões de dólares numa linha férrea entre duas localidades que, juntas, têm 2.600 habitantes, e um milhão de dólares num telescópio para descobrir extra-terrestes, foi hoje divulgado.

Esses projectos são dois exemplos do dinheiro federal atirado ao lixo, segundo afirma a organização «Cidadãos contra o Esbanjamento Governamental», no seu relatório anual sobre o assunto.
Mesmo assim, a associação salienta uma diminuição dos fundos para projectos que considera de valor duvidoso.
As leis que aprovam o orçamento dos Departamentos da Defesa e da Segurança Nacional prevêem que essas quantias ascenderão a 13.200 milhões de dólares, face a um recorde de 29 mil milhões, no ano passado.
A culpa desses gastos duvidosos não é da responsabilidade das agências governamentais mas sim dos legisladores, que fazem pressões para que sejam aprovados projectos que beneficiem as suas regiões ou grupos económicos que os apoiam, refere o relatório.
Entre os programas que suscitaram mais críticas dos líderes democratas figura a construção de uma linha férrea entre a cidade de Pólo Norte, onde vivem 1.800 pessoas, e Delta Junction, com 840 residentes, no Alasca.
O Departamento de Defesa gastará também 59 milhões de dólares em investigações sobre doenças como o cancro e a diabetes, o que na realidade deveria ser feito pelo Departamento de Saúde.
Sobre o financiamento do Pentágono à construção de um telescópio para extra-terrestres, em Mountain View (Califórnia), a organização interroga-se como ajudará ele a defender o mundo de uma invasão proveniente do espaço.

Diário Digital / Lusa
08-03-2007 9:05:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?