terça-feira, março 13, 2007

 
EUA:30.000 ex-tropas Iraque e Afeganistão com doenças mentais

As guerras do Afeganistão e do Iraque deixaram sequelas mentais a mais de 30.000 soldados dos Estados Unidos, revela um estudo hoje publicado na revista Archives of Internal Medicine.

Um em cada quatro soldados norte-americanos destacados para o Iraque e Afeganistão e que foi atendido pela segurança social apresenta doenças mentais, de acordo com o estudo. Se forem incluídos problemas psicológicos como a violência doméstica, a percentagem de antigos combatentes com doenças mentais eleva-se al 31%.
O estudo do Archives of Internal Medicine, uma publicação do Journal of the American Medical Association (JAMA), destaca que mais de metade (56%) dos soldados assim diagnosticados apresentam mais que uma doença mental.
Segundo o estudo, realizado por cientistas da Universidade da Califórnia e do Centro Médico de Veteranos de San Francisco, cerca de um terço daqueles militares foram submetidos a tratamentos por problemas mentais.
Os veteranos de guerra têm problemas de consumo de drogas, sofrem transtornos de stress pós-traumático e outras alterações de carácter psiquiátrico. A maioria dos afectados foi submetida a um ambiente de luta de alta intensidade contra a actividade de guerrilha, bem como à ameaça crónica de bombas e explosivos improvisados.
O grupo de cientistas examinou 103.788 veteranos das guerras do Iraque e do Afganistão entre 30 de Setembro de 2001 e 30 de Setembro de 2005. Cerca de 13% dos analisados eram mulheres e cerca de 54% homens, todos com menos de 30 anos.
Um total de 32.010 soldados (31%) recebeu um diagnóstico de problemas mentais ou psico-sociais. A maioria sofria de síndroma pós-traumático, ou seja, cerca de 52% de todos os membros das Forças Armadas com problemas mentais que regressaram de ambos os conflitos, de acordo com o estudo.
Cerca de 29% dos soldados que regressaram do Iraque e do Afeganistão solicitaram cuidados médicos específicos para antigos combatentes, um número muito superior aos 10% de veteranos do Vietname que o solicitaram então.

13-03-2007 16:11:05

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?