sexta-feira, março 23, 2007

 
França: Arquivo sobre OVNI aberto ao público

A França tornou-se hoje no primeiro país a colocar em linha os seus arquivos oficiais sobre objectos voadores não identificados (OVNI), noticiou a AFP.

A mesma fonte afirma que a medida visa dissipar as acusações de dissimulação formuladas por adeptos da temática.
O arquivo, disponível no endereço http://www.cnes-geipan.fr/geipan/ contém, por enquanto, cerca de 400 ficheiros, perto de um quarto das 1.600 alegadas visões de OVNI registadas em França desde a década de 1950 e permitirá a pesquisa por região, por data ou por palavra-chave.
É igualmente permitida a pesquisa por quatro categorias: A (provado), B (explicação provável sem prova formal), C (falta de informações) e D (inexplicado, apesar de depoimentos e indícios concretos).
Os documentos colocados em linha são maioritariamente relatórios das forças policiais francesas, aos quais foram retirados os dados pessoais das testemunhas. «É uma estreia mundial», sublinhou Jacques Patenet, responsável pelo Grupo de Estudos e de Informações sobre os Fenómenos Aero-Espaciais Não Identificados (GEIPAN), organismo pertencente ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) francês.
«Nos Estados Unidos, é possível pedir informações caso a caso mas nós fizemos o contrário, e disponibilizámos ao público toda a informação», declarou Patenet à AFP.
O mesmo responsável declara ainda que «o princípio que nos guia é que não há nada que não possa ser posto em linha, com uma única ressalva: a protecção da vida privada» e que não recebeu «quaisquer instruções» relativamente à censura de casos importantes para a defesa nacional da França.
Por último, Patenet avisa: «Não temos a menor prova de que os extraterrestres estão por trás das manifestações inexplicadas - nem de que não estão, aliás». Até ao final do ano, o GEIPAN conta ter em linha a totalidade dos arquivos sobre OVNI do país e integrar progressivamente fotografias e vídeos no site.

Diário Digital / Lusa
22-03-2007 19:37:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?