segunda-feira, março 12, 2007

 
Manoel de Oliveira começa hoje a filmar «Colombo» em Lisboa

Manoel de Oliveira começa este domingo, na Baixa lisboeta, a rodagem do seu novo filme sobre a dimensão mais universalista da História de Portugal, tema que o vem interessando nos últimos anos, contando a história de Cristóvão Colombo e a tão falada hipótese de ele ter nascido em Portugal, na localidade alentejana de Cuba.

As primeiras cenas de «Cristovão Colombo – O Enigma», baseado no livro «Cristóvão Colon [Colombo] Era Português», de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, serão filmadas na Rua Augusta, mas ao longo desta semana serão registadas outras imagens de Lisboa e do cais do Alfeite.
O cineasta filma o percurso biográfico dos dois emigrantes, desde a sua partida para a América até às suas investigações, levadas a cabo durante vários anos nos EUA, com base em testemunhos da vida e da viagem descobridora da figura histórica.
«Não se trata nem de um filme científico, histórico ou patriótico, nem de carácter propriamente biográfico, mas sim de uma ficção de teor romanesco, evocativa da grandiosa gesta dos Descobrimentos Marítimos em si», explica um dos mais velhos realizadores do mundo ainda a trabalhar, adiantando que a longa- metragem, que estreia em Julho, fará a associação da Ítaca, de Homero, com a Lisboa de Camões.
A equipa vai também atravessar o Atlântico e filmar em Nova Iorque, Newport/Rhode Island e Berkeley/Massachusetts. A dupla Ricardo Trepa-Leonor Baldaque, habituais na trupe do realizador, será a protagonista, num elenco que vai contar também com uma participação especial de Leonor Silveira. O próprio Oliveira e a mulher, Maria Isabel Carvalhais, terão também pequenos papéis.

11-03-2007

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?