quinta-feira, março 08, 2007

 
Ota: Manuel Monteiro questiona Mário Lino sobre estudo

Manuel Monteiro questionou hoje o ministro das Obras Públicas sobre as razões de o Governo «ignorar» um estudo de 1994 que concluía ser a Ota o pior local para o novo aeroporto e o Montijo a melhor solução.

Em declarações à Agência Lusa no final de uma audiência com Mário Lino no ministério das Obras Públicas, que durou cerca de uma hora, o líder da Nova Democracia, Manuel Monteiro, afirmou que manifestou ao ministro «a firme oposição» à construção do aeroporto na Ota, considerando que «o país tinha outras soluções com menores custos financeiros».
Manuel Monteiro recordou que, em 1994, foi publicado um estudo encomendado pela ANA [Aeroportos de Portugal] que «aponta que a opção com maior vantagem competitiva é o Montijo» e em que a «Ota aparece em último lugar em todos os indicadores possíveis».
«Ora, como é que o Estado, através de uma empresa pública, se atreve a encomendar um estudo a uma empresa que com certeza considerou credível e mais de dez anos depois manda tudo às malvas e manda fazer outro estudo que diga outra coisa?», questionou Manuel Monteiro.
Recusando revelar a resposta do ministro Mário Lino às perguntas que fez no encontro, Manuel Monteiro disse apenas que «não ficou satisfeito» e criticou a oposição parlamentar por não levantar esta questão.
No estudo de 1994, referiu Manuel Monteiro, os custos da expropriação de terrenos no Montijo custariam ao Estado 2,34 milhões de contos, enquanto que na Ota custariam 3,5 milhões de contos.
No Montijo, acrescentou, o custo de construção do novo aeroporto ascenderia a 226,57 milhões de euros, enquanto que na Ota, custaria 356 milhões.
«Esta é uma questão que politicamente tem que ser levantada e o Governo tem que responder. É que se nos dizem que o estudo de 1994 não é credível então tem que haver consequências», afirmou, considerando que «é a própria credibilidade do Estado que está em causa».
Para o líder da Nova Democracia, enquanto o Governo não esclarecer as razões de «ter ignorado» o estudo anterior que apontava o Montijo como a melhor opção, manter-se-ão «dúvidas sobre os interesses da especulação imobiliária».

Diário Digital / Lusa
07-03-2007 20:10:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?