domingo, março 18, 2007

 
Piano preferido de Chopin foi encontrado em Inglaterra

O piano favorito do compositor polaco Frédéric Chopin, utilizado na sua última «digressão» pelo Reino Unido, em 1848, foi encontrado numa mansão inglesa, informou hoje o jornal The Times.

O instrumento, construído em 1846 pelo francês Camille Pleyel, pertence à colecção do britânico Alec Cobbe, que o adquiriu por cerca de 4 mil dólares num leilão, sem saber quem tinha sido o seu ilustre proprietário.
Só este ano um especialista suíço em Chopin, Jean-Jacques Eigeldinger, identificou o piano como o que pertenceu ao músico, que o levou de Paris para Londres quando fugia da revolução no continente.
Após 160 anos, o professor de musicologia da Universidade de Genebra reuniu os arquivos de Pleyel, conseguindo traçar o paradeiro dos pianos fabricados pelo francês, inclusive o de Chopin.
Ao comparar os números de série, o especialista identificou o número 13.819, de propriedade de Cobbe, como sendo o que constava no piano que Chopin tinha trazido da França em 1848 e que foi utilizado nos seus últimos concertos pelo Reino Unido.
Durante a sua vida, o compositor teve muitos pianos Pleyel e de outros fabricantes, mas, segundo confessou, preferia os primeiros, que, segundo dizia, eram «a última palavra em perfeição».

17-03-2007 13:35:58

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?