quinta-feira, março 22, 2007

 
Reino Unido: Barroso contra interdição véu islâmico

O presidente da Comissão Europeia defendeu, hoje, em entrevista ao diário londrino Daily Telegraph, a liberdade de expressão e o «direito a escolher» o véu islâmico, intervindo numa polémica que está a agitar O Reino Unido.

José Manuel Durão Barroso considerou que o véu islâmico «não deveria ser banido, tal como as raparigas não deveriam ser obrigadas a usá-lo», sublinhando que «na Europa que eu desejo, o direito a escolher tem a primazia».
As autoridades britânicas, até agora muito liberais em relação ao uso do véu islâmico, publicaram na terça-feira directivas que autorizam claramente os directores escolares a banir o niqab, o véu integral que só deixa ver os olhos por detrás de uma rede, na sequência de diversos processos muito mediatizados.
«Devemos demonstrar respeito por todas as comunidades mas o direito fundamental à liberdade de expressão é para mim mais importante que outros direitos colectivos», acrescentou Durão Barroso.
«Deveríamos ter em atenção aqueles que, por vezes por boas razões, tentam estabelecer o que eu chamo códigos morais privados sobre isto ou sobre aquilo, seja a propósito das mudanças climáticas, do comportamento religioso ou de qualquer forma de comportamento em sociedade», declarou.
As novas directivas aplicam-se às escolas públicas, incluindo as escolas confessionais, mas não às escolas privadas.
O debate sobre o uso de véu subiu de tom em Fevereiro quando o Supremo Tribunal de Justiça apoiou a decisão de um colégio de Birmingham de impedir uma aluna de 12 anos de usar o niqab nas aulas, por tornar difícil a comunicação com os professores.

Diário Digital / Lusa
22-03-2007 9:03:53

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?