quinta-feira, março 01, 2007

 
Santana Lopes propõe referendo sobre novo aeroporto da Ota

O deputado e antigo líder do PSD Pedro Santana Lopes propôs hoje a realização de um referendo sobre o novo aeroporto da Ota, numa reunião do grupo parlamentar onde defendeu que o partido «deve definir posições».

«Apresentei propostas e coloquei a questão do referendo sobre a Ota nas mãos do partido», disse Santana Lopes, em declarações aos jornalistas à saída da reunião do grupo parlamentar social-democrata, que decorreu durante toda a manhã.
A proposta para a realização de um referendo sobre a construção do novo aeroporto da Ota foi, contudo, apenas um dos temas abordados pelo antigo primeiro-ministro na reunião do grupo parlamentar, onde aproveitou também para falar sobre a forma como o líder do partido está a fazer oposição, a situação na Câmara Municipal de Lisboa e a actuação de José Sócrates.
Questionado sobre o seu discurso, Santana Lopes referiu que transmitiu o que pensa e sente num local que considera ser «o sítio próprio para falar».
Santana Lopes ressalvou, contudo, que a sua intervenção nada teve que ver com a liderança do grupo parlamentar.
Sobre a actuação do líder do partido, Luís Marques Mendes, Santana Lopes escusou-se a fazer qualquer «crítica pública», embora admitindo que existem posições que os sociais-democratas deviam tomar.
«O PSD tem de definir posições que não têm estado claras», defendeu.
O antigo líder social-democrata não quis igualmente falar sobre a prestação de Marques Mendes durante o debate mensal com o primeiro-ministro na Assembleia da República, salientando que «cada um tem o seu estilo».
Perante o grupo parlamentar, Santana Lopes foi, contudo, mais acutilante, nomeadamente quanto à forma como o partido tem gerido a situação da Câmara de Lisboa.
Questionado sobre a intervenção de Santana Lopes na reunião do grupo pa rlamentar, o líder da bancada, Luís Marques Guedes, recusou que tenha sido um discurso crítico.
«Houve um debate político acalorado, quente. A crítica é normal num partido com sensibilidades diferentes e maneiras de ver a realidade diferentes», sublinhou.
Além disso, acrescentou Marques Guedes, no seu discurso Santana Lopes falou de «alguns temas que não são muito parlamentares», como a Câmara de Lisboa.
«É necessário separar as águas», afirmou.
Relativamente à proposta apresentada pelo antigo líder do PSD sobre a realização de um referendo sobre a construção do novo aeroporto da Ota, Marques Guedes lembrou que se trata de uma sugestão «que não é nova» e que levanta várias dificuldades.
«A questão da convocação de um referendo tem um problema crucial, pois só podem ser referendadas matérias legislativas e a localização do novo aeroporto é uma decisão administrativa», afirmou.
Marques Guedes adiantou ainda que quer falar detalhadamente com Santana Lopes sobre esta questão, apesar de existir esta dificuldade que não parece ser superável.

Diário Digital / Lusa
01-03-2007 15:22:48

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?