terça-feira, março 27, 2007

 
Zoo chinês usa excremento de pandas para fazer lembranças

Investigadores chineses descobriram uma nova técnica para reciclar o excremento dos pandas gigantes para o transformar em objectos de papel para vender como lembranças nos jardins zoológicos do país, diz hoje a imprensa estatal.

Os pandas alimentam-se maioritariamente de bambu e os seus excrementos podem ser transformados numa pasta de papel para produzir postais, marcadores de livros, cadernos e até decorações magnéticas para portas dos frigoríficos, afirmaram investigadores do santuário de vida animal de Chengdu, na província central de Sichuan, à agência noticiosa oficial chinesa Nova China.
Um único panda adulto pode produzir 20 quilos de excremento por dia, enquanto as dezenas de animais que compõem a base de trabalho dos investigadores podem produzir um total de 200 toneladas por ano.
«Se o excremento dos pandas pode ser usado para fazer lembranças turísticas do jardim zoológico, estaremos não só a lucrar mas também a ajudar o ambiente», disse o investigador Liao Jun à agência Nova China.
O Jardim Zoológico de Chiang Mai, na Tailândia, foi o primeiro a produzir papel de panda a partir dos seus excrementos, rendendo ao parque animal cerca de 60 mil yuans (5900 euros).
O santuário da vida animal de Chengdu, no interior sul da China, está já a negociar com diversos agentes para produzir o papel de panda.
Os pandas gigantes podem ser encontrados apenas na China onde se estima que continuem a viver em estado selvagem 1590 exemplares, a maior parte em Sichuan e Shaanxi, províncias no interior do país, mas muitos outros vivem em cativeiro em jardins zoológicos de todo o mundo.
Diário Digital / Lusa
27-03-2007 10:45:27

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?