segunda-feira, abril 02, 2007

 
99% recusa fecho de consulados em referendo não vinculativo

Quase todos os emigrantes portugueses em França votaram «não» no referendo não vinculativo sobre o fecho de quatro consulados no país. Na consulta participaram 6.561 portugueses, o dobro dos votantes nas eleições presidenciais de 2006.
( 22:43 / 01 de Abril 07 )

Quase todos os emigrantes portugueses em França recusaram o encerramento de quatro consulados no país e a criação de um "mega consulado" em Paris, segundo os resultados de um referendo não vinculativo realizado na comunidade.
De acordo com os resultados definitivos, a que a agência Lusa teve acesso, 6.521 emigrantes (99,4 por cento) responderam "não" e 34 "sim" à pergunta «Concorda com a decisão do governo português de encerrar os consulados de Orléans, Nogent, Versalhes e Tours e com a criação do mega consulado em Paris».
Na consulta, que decorreu entre sexta-feira e este domingo, participaram 6.561 emigrantes residentes nas áreas consulares de Orléans, Versalhes, Tours, Nogent e Paris, o dobro dos votantes nas eleições presidenciais de 2006.
A votação ocorreu em 55 associações, igrejas e rádios portuguesas e, segundo o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Carlos Pereira, três pessoas do colectivo de defesa dos consulados estiveram a fiscalizar o acto.
Os resultados do referendo vão ser agora entregues ao Governo, Presidente da República e Parlamento.
A consulta é uma das várias medidas que os emigrantes portugueses estão a desenvolver para fazer o Governo recuar na intenção de encerrar onze consulados portugueses em todo o mundo, quatro dos quais em França, criar várias estruturas consulares e despromover consulados em vice-consulados.
Além do referendo, os emigrantes em França já realizaram 19 manifestações e promoveram um abaixo-assinado contra a reestruturação consular do Governo.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?