terça-feira, abril 24, 2007
O trabalho baseou-se num grupo de 60 crianças de vários pesos, com idades entre os 09 e os 11 anos, às quais foram mostrados anúncios de alimentos e de brinquedos, seguidos de desenhos animados.
A ingestão de comida depois dos anúncios de alimentos foi significativamente maior do que depois dos de brinquedos em todos os grupos de peso - as crianças obesas aumentaram 134 por cento o seu consumo, as que sofrem de excesso de peso consumiram mais 101% e as de peso normal comeram mais 84%.
Os investigadores observaram também que o peso ditou as preferências alimentares durante a experiência, já que foram postos à disposição das crianças alimentos com alto e baixo teor em gorduras e açúcar.
As crianças obesas optaram sempre pelo produto alimentar com mais gordura, o chocolate, enquanto as do grupo com excesso de peso escolheram geleias com menos conteúdo gordo e também chocolate.
«A nossa investigação confirma que os anúncios de alimentos na TV têm um efeito profundo nos hábitos alimentares de todas as crianças, duplicando a sua taxa de consumo», afirmou Jason Halford, director do Laboratório de Comportamento Alimentar Humano da Universidade de Liverpool.
«O estudo sugeriu também uma forte ligação entre o peso e a susceptibilidade para comer demais após exposição a publicidade alimentar na televisão», acrescentou.
O estudo foi apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, que decorre esta semana em Budapeste, capital da Hungria.
Diário Digital / Lusa
24-04-2007 11:43:00