terça-feira, abril 17, 2007

 
Documentário português sobre burros premiado em Budapeste

A curta-metragem «Onze burros caem no estômago vazio», de Tiago Pereira, filme baseado em histórias com burros no nordeste transmontano, ganhou, no fim-de-semana, em Budapeste, o prémio para o melhor documentário etnográfico europeu, disse hoje à Lusa o realizador.

O prémio foi alcançado no Festival Dialektus de Budapeste, que se realiza na Hungria desde 2002, tendo em competição documentários e filmes antropológicos e que este ano decorreu entre 10 e 14 de Abril.
Encomendado pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, o filme português já tinha sido premiado no DocLisboa 2006 (Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa).
Para o documentário, de 27 minutos, o realizador percorreu perto de trinta aldeias do planalto mirandês entre 2004 e 2006, efectuando recolhas etnográficas musicais e testemunhos de populares.
«É um filme baseado em histórias de surrealismo popular à volta dos burros de Miranda, que estão em vias de extinção», disse à Lusa o realizador.
O filme, que foi rodado nos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro, vai ser em breve editado em DVD, adiantou Tiago Pereira.

Diário Digital / Lusa
17-04-2007

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?