domingo, abril 29, 2007

 
Reino Unido: Ricos cada vez mais ricos, maioria estrangeiros

A fortuna das mil pessoas mais ricas da Grã-Bretanha quase triplicou desde que Tony Blair chegou ao poder há uma década prometendo maior equidade social, informa hoje o Sunday Times.

A riqueza destas pessoas aumentou 260 por cento em dez anos, enquanto a da média dos britânicos progrediu 120 por cento.

A maioria destes milionários não nasceu na Grã-Bretanha e é de origem estrangeira, sublinha o semanário, que divulga a lista das pessoas mais ricas do país em 2007.

Assim, à cabeça figura Lakshmi Mittal da metalúrgica Mittal, número um mundial do aço, que nasceu na Índia, e o antigo magnata do petróleo, Roman Abramovich, proprietário do clube de futebol londrino Chelsea, originário da Rússia.

Lakshmi Mittal está à frente da lista com uma fortuna calculada em 19,25 mil milhões de libras (28,23 mil milhões de euros). Roman Abramovich segue-o com uma fortuna inalterada e avaliada em 10,8 mil milhões de libras (15,84 mil milhões de euros).

Apenas três dos dez mais ricos milionários do país nasceram na Grã-Bretanha. Muitos destes hiper ricos de origem estrangeira possuem domicílio neste país por, ao que parece, razões fiscais, revela o Sunday Times.

O britânico mais rico é o duque de Westminster, cuja fortuna imobiliária, que não pára de crescer, se eleva a sete mil milhões de libras (10,26 mil milhões de euros).

Sir Richard Branson, o mediático patrão do grupo britânico Virgin, presente em sectores tão variados como o transporte aéreo ou os telefones móveis, desceu do 9º lugar para o 11º, com uma fortuna de 3,1 mil milhões de libras (4,5 mil milhões de euros).

O actor Daniel Radcliffe, de 17 anos, famoso pela sua interpretação do menino mago na série de Harry Potter, tem já uma fortuna pessoal de 17 milhões de libras (quase o dobro em dólares).

Muito mais rica é, sem dúvida, a autora da saga Harry Potter, a escritora Joanne K. Rowling, a quem o jornal atribui uma fortuna de 545 milhões de libras.

Outros ricos famosos são David Beckham e a sua mulher, Victoria, que, segundo o Sunday Times, possuem uma fortuna pessoal de 112 milhões, que crescerá graças ao novo contrato de 128 milhões de libras que o jogador assinou com a equipa norte-americana LA Galaxy.

A parelha composta pela cantora e actriz Madonna e o director de cinema Guy Ritchie acumula, por seu lado, uma fortuna de 275 milhões de libras, superior à do actor Michael Douglas e da sua esposa galesa, Catherine Zeta-Jones, aos quais são atribuídos 185 milhões de libras.

A manequim britânica Kate Moss, recuperada do escândalo em torno do suposto consumo de cocaína, que a fez perder vários contratos, possui uma fortuna avaliada em 45 milhões de libras (66 milhões de euros), integrando a lista das 100 mulheres mais ricas do mundo.

Diário Digital / Lusa

29-04-2007 12:26:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?