domingo, maio 06, 2007

 
Encontrados rascunhos e histórias inéditas de John Steinbeck

Um rascunho escrito à mão do romance do escritor norte-americano John Steinbeck «Sweet Thursday» (editado em português com o título «Um dia Diferente») e outros manuscritos do mesmo Autor foram encontrados num armário, revelou hoje a imprensa.

Os manuscritos estiveram guardados 50 anos e serão agora leiloados.

O espólio, que pertencia ao falecido produtor teatral Ernest H. Martin, será levado a leilão pelo escritor Joel Eisenberg, que recebeu um pedido da viúva de Martin para analisar o conteúdo de uma caixa que o marido guardava num armário.

O leilão da colecção, que será dividida em dois lotes, realiza-se a 24 de Maio em São Francisco, no Estado norte-americano da Califórnia, e poderá alcançar o valor de meio milhão de dólares, noticiou hoje o diário Herald Tribune de Los Angeles.

Eisenberg encontrou na caixa um manuscrito de 188 páginas do romance «Sweet Thursday», a sequela da obra «Cannery Row» («Bairro da Lata»), escrita em 1945 por Steinbeck (1902-1968) e distinguida com o prémio Nobel da Literatura em 1962.

Juntamente com esse documento, estava outro manuscrito pertencente ao livro «The Log from the Sea of Cortez» e a história inédita «If This Be Treason», passada durante a era McCarthy, além de um esboço inacabado de uma comédia musical intitulada «The Bear Flag Café» e cópias em papel vegetal de 13 cartas escritas por Steinbeck desde 1953.

«Não tenho palavras», disse Eisenberg ao jornal de Los Angeles ao tentar descrever o que sentiu ao descobrir o conteúdo da caixa.

«Quantas vezes na vida é que se tem a oportunidade de tocar a história e ajudar a preservá-la? Sinto que ajudei a salvar literatura importante», declarou.

John Steinbeck, um dos grandes escritores norte-americanos do século XX, viu em vida várias das suas obras serem adaptadas ao cinema, como aconteceu com «As Vinhas da Ira», filme realizado por John Ford em 1940, e «A Leste do Paraíso», realizado em 1955 por Elia Kazan e protagonizado por James Dean.

Diário Digital/Lusa

05-05-2007 11:06:04


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?