sexta-feira, maio 11, 2007

 
EUA: Condenado à morte obtém pizas para centenas de sem-abrigo

Philip Workman, um condenado à morte executado terça-feira no estado norte-americano do Tennessee por homicídio, legou piza a todos os sem-abrigo que vivem nos arredores da prisão onde passou os seus últimos dias.

Na realidade, Workman pediu apenas piza para um sem-abrigo que vive nas imediações da cadeia mas a generosidade dos habitantes de Nashville multiplicou a oferta a centenas de outras pessoas.

Em vez de usufruir da tradicional última refeição, o recluso, de 53 anos, pediu que a sua escolha, uma piza vegetariana, fosse dada a um dos sem-abrigo da zona.

Contudo, o seu desejo foi negado, pois, segundo informa o canal de televisão norte-americano CNN, a prisão onde se encontrava não faz caridade. A resposta negativa saltou para as notícias locais, onde foi ouvida por Donna Spangler, 55 anos, que telefonou aos amigos e organizou uma colecta.

A colecta alcançou rapidamente os 1.200 dólares, com o que Spangler e os amigos compraram 150 pizas, que foram enviadas para um albergue de apoio aos mais pobres nas redondezas.

«Philip Workman estava a tentar fazer uma boa acção e ninguém o estava a ajudar», justificou Donna Spangler, que teve de pedir ajuda para a repartição maciça de pizas na noite de quarta-feira.

Ainda assim, Spangler não esteve sozinha na iniciativa. A presidente da associação «O Povo para o tratamento ético dos animais», Ingrid Newkirk, ouviu a notícia do pedido do condenado e encomendou 15 pizas vegetarianas para o mesmo albergue.

As pizas chegaram também de outros pontos dos Estados Unidos, como de Mineapolis, no Estado do Minnesotta, onde uma estação de rádio local doou 17.

A dada altura, o número de pizas acumuladas era tão grande que o remanescente foi doado a um reformatório para jovens problemáticos, que rapidamente consumiram as restantes.

«Isto mostra às pessoas que acodem ao centro que há alguém lá fora que pensa neles», afirmou Mark Champion à CNN, empregado do albergue de Nashville.

Os sem-abrigo têm agora piza para vários dias, confirma o mesmo responsável (antigo sem-abrigo) e tiveram oportunidade de saborear um jantar quente.

Philip Worhman morreu pouco depois de lhe ter sido administrada uma injecção letal, com a qual cumpriu a sua pena.

No entanto, será lembrado por muito tempo, pelo menos pelos sem-abrigo de Nashville.

Diário Digital / Lusa

10-05-2007 20:28:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?