segunda-feira, maio 14, 2007

 
García Márquez: Os contos é que deram a glória a Hemingway

Contos de Hemingway seleccionados pelo próprio em 1938 foram agora publicados em Espanha, com prefácio em que o colombiano Gabriel García Marquez escreve que foram os contos e não os romances a base da glória do norte-americano.

«Quarenta e nove primeiros contos» é o nome dado à antologia, lançada com a chancela da editora Lúmen.

Gabriel García Marquez descreve no prefácio um breve encontro com o escritor norte-americano em Paris, quando o autor de «Cem anos de solidão» não era mais do que um jovem aprendiz de escritor.

«Não é verdade - disse-lhe Hemingway - que o jornalismo acabe com o escritor, como tanto se diz. É precisamente ao contrário, na condição de que se abandone (o jornalismo) a tempo».

A nova edição inclui o conto «Um gato à chuva», aquele que, na opinião de Gabo, melhor «condensa» as virtudes do nome maior da denominada «geração perdida».

Para o contista e romancista colombiano, os romances de Hemingway «parecem contos desmedidos aos quais sobram demasiadas coisas».

Confessa ainda Gabo que Hemingway foi «quem mais influiu» no seu ofício de escritor.

O Nobel norte-americano, autor de obras como «Por quem os sinos dobram», «O velho e o mar» e «O adeus às armas», suicidou-se com um tiro a 2 de Julho de 1961, com 62 anos.

Diário Digital / Lusa

14-05-2007 17:49:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?