quarta-feira, maio 02, 2007

 
Presidente da BP demite-se contra «violação» da vida privada

O presidente da petrolífera britânica BP, John Browne, demitiu-se terça-feira depois da Justiça do Reino Unido ter autorizado a publicação de dados sobre uma relação homossexual que manteve, que considera uma violação à sua vida privada.

O Alto Tribunal de Londres anulou hoje uma providência cautelar que interditava a Association Newspapers - que representa os tablóides Daily Mail, Mail on Sunday e Evening Standard - de publicar dados sobre a vida privada do gestor britânico, segundo relatam as agências internacionais.

Browne, que era presidente da BP há 12 anos reagiu demitindo-se e negando os «comportamentos incorrectos» denunciados pelo ex-companheiro Jeff Chevalier aos referidos jornais, nomeadamente uso de bens da empresa para benefício pessoal e divulgação de informação confidencial sobre a BP.

O gestor de 59 anos considera, em comunicado hoje divulgado, «enganadoras e erróneas» as acusações de Chevalier.

«Ao longo dos 41 anos que passei na BP, mantive a minha vida privada à margem da minha vida profissional. Sempre considerei a minha sexualidade como um assunto pessoal. É muito decepcionante que um grupo de jornais tenha decidido agora divulgar alegados dados sobre a minha vida privada», afirma.

Com a demissão, Browne abdica de um bónus de 3,5 milhões de libras (5,1 milhões de direitos) a que teria direito se levasse o mandato até ao fim, e ainda do plano de remuneração em acções da BP, que representaria um encaixe adicional de cerca de 12 milhões nos próximos dois anos.

Os últimos anos da presidência de Browne na BP ficam marcados pela perda do segundo lugar entre as maiores petrolíferas mundiais para a rival Royal Dutch Shell.

A reputação da empresa foi ainda prejudicada pela explosão, causada por negligência, de uma refinaria da multinacional no Texas, que causou 15 mortos, e por um caso de poluição no Estado norte-americano do Alasca.

John Browne será agora substituído no cargo por Tony Hayward, quadro da empresa.

Diário Digital / Lusa

01-05-2007 22:31:05

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?