sábado, maio 12, 2007

 
TV do Hamas mantém programa infantil que incita à violência

A Al Aqsa, cadeia de televisão do movimento islâmico palestiniano Hamas, decidiu continuar a transmitir um polémico programa infantil que incita à resistência violenta contra Israel e Estados Unidos e apela à dominação muçulmana, apesar dos protestos palestinianos e israelitas.

O personagem principal do programa «Pioneiros do Amanhã» é um desenho animado parecido com o Mickey Mouse chamado Farfur (borboleta), que modera a transmissão com uma menina que usa o lenço muçulmano e um adulto.

O ministro da Informação da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mustafá Barghouti, um dos membros independentes do Governo de união nacional, disse na quarta-feira que o programa «abordava de forma equivocada» o tema da luta palestiniana pela independência.

O Ministério ddos Negócios Estrangeiros israelita uniu-se na sexta-feira aos protestos contra o programa, afirmando que leva aos mais jovens uma cultura de ódio e violência.

No site da cadeia de TV, a direção nega que haja a incitação às crianças, insiste que o programa fala de paz e de moral, e que «só se apresentam factos» da realidade das crianças palestinianas.

O ministro da ANP reconheceu que não pode forçar a suspensão de um programa de uma rede privada, mas disse que tentará impulsionar uma mudança nos conteúdos, algo que a TV, por enquanto, se recusa a fazer.

12-05-2007 13:41:36


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?