terça-feira, maio 08, 2007

 
Zona euro: cenário «brilhante» prevê 6 milhões de empregos

O cenário elaborado por Bruxelas para a economia europeia é ainda mais «brilhante» do que a projecção de há seis meses atrás, prevendo-se que sejam criados seis milhões de empregos entre 2006 e 2008 só na zona euro, sublinha a Comissão Europeia esta segunda-feira.

De acordo com o relatório das Previsões Económicas da Primavera de 2007, apesar do abrandamento da economia norte-americana e do elevado preços do petróleo, a economia dos 27 da UE mostra-se palpitante.

Por isso, a projecção para o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro este ano, sobe 1/2 ponto percentual, face ao estimado no Outono passado, para situar-se nos 2,6%, levemente por baixo do valor calculado para o conjunto da União Europeia (2,9%). A robustez do crescimento, muito devido à dinâmica da procura interna, do consumo provado e ao aumento do investimento, permite à Comissão Europeia (CE) estimar em 6 milhões o número de empregos a gerar em dois anos (nove milhões para o conjunto da UE) no período 2006-2008.

Esta projecção sobre o emprego gerado representa um milhão mais na zona euro e dois milhões de acréscimo no conjunto da UE face aos números avançados há seis meses atrás.

Com base neste optimismo, Bruxelas prevê que a taxa de desemprego recue, no próximo ano, para 6,9% na zona e para os 6,7% da população da União Europeia.

As últimas previsões da Comissão Europeia (Outono), divulgadas em Novembro, referiam um crescimento de 2,4 na UE, tanto em 2007 como em 2008, enquanto os dados para a região de moeda única apontavam 2,1% para este ano e 2,2% para o próximo.

A confirmarem-se as novas previsões, os objectivos da Comissão liderada por Durão Barroso - «crescimento e emprego» - ficam mais perto de serem alcançados.

07-05-2007 11:19:01

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?