segunda-feira, junho 11, 2007

 
Badajoz: 270 bebés portugueses nasceram no último ano

Um total de 270 bebés portugueses nasceram no último ano no hospital de Badajoz (Espanha), depois de encerrada a sala de partos do hospital de Elvas, a 12 de Junho de 2006, segundo dados das autoridades espanholas.

«Até hoje, foram registados 270 partos de grávidas portuguesas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz», disse à agência Lusa fonte dos serviços de saúde do governo regional extremenho.

Ao abrigo do acordo celebrado em 2006 entre as autoridades portuguesas e da Extremadura (Espanha), o hospital de Badajoz atendeu no último ano mais de 800 grávidas portuguesas, das quais 480 já necessitaram de hospitalização durante a gravidez.

A sala de partos do Hospital de Santa Luzia de Elvas fechou as portas a 12 de Junho de 2006 e desde então as grávidas dos concelhos alentejanos de Elvas e Campo Maior podem optar entre a unidade de Badajoz (a cerca de 12 quilómetros) ou os hospitais de Portalegre (cerca de 60) e Évora (a mais de 80).

As autoridades de saúde portuguesas e da Extremadura espanhola fazem um balanço positivo do processo, uma vez que a grande maioria das grávidas dos dois concelhos escolheram a maternidade espanhola para dar à luz.

«Da auscultação realizada, até ao momento, percebe-se que o índice de satisfação das mulheres assistidas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz é elevado», segundo um comunicado do Hospital de Elvas, enviado à agência Lusa.

Os responsáveis dos dois países justificam a opção da maioria das grávidas alentejanas pela maternidade de Badajoz com a proximidade geográfica, uma vez que o hospital espanhol se localiza a cerca de 12 quilómetros de Elvas, através da antiga fronteira do Caia.

Diário Digital / Lusa

11-06-2007 19:52:32


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?