quarta-feira, junho 13, 2007

 
Bob Dylan vence Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2007

O cantor norte-americano Bob Dylan foi galardoado esta quarta-feira com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2007, batendo um leque de finalistas que incluía a pianista portuguesa Maria João Pires.


Na acta oficial, o júri reconhece Robert Allen Zimmerman como uma figura «muito viva na história da música popular» e como um símbolo «de uma geração que teve o sonho de mudar o mundo».

«Austero nas formas e profundo nas mensagens, Dylan conjuga a canção e a poesia numa obra que cria escola e que determina a educação sentimental de muitos milhões de pessoas», sublinha a acta.

Dylan é por isso mesmo, sustenta, «o fiel reflexo do espírito de uma época que procura respostas no vento para os desejos que habitam no coração dos seres humanos».

O leque de finalistas incluía ainda os arquitectos Frank Gehry e Rafael Moreno e o músico Andrew Lloyd Weber, de um total de 58 candidaturas iniciais, apreciadas pelo júri.

Na edição do ano passado o galardoado foi o realizador espanhol Pedro Almodóvar.

Este é o segundo dos oito prémios Príncipe das Astúrias atribuídos anualmente, tendo já sido anunciado que o Prémio de Cooperação Internacional foi concedido ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

Diário Digital / Lusa

13-06-2007


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?