terça-feira, junho 05, 2007

 
Bruxelas ordena jornais a dar espaço à extrema-direita

A seis dias das legislativas, um tribunal de Bruxelas ordenou aos jornais flamengos que divulguem publicidade eleitoral do partido de extrema-direita de Vlaams Belang.

O Vlaams Belang, partido que reclama a independência de Flandres, região do Norte da Bélgica, vira recusada, por parte dos principais diários de língua neerlandesa a publicação da sua propaganda.

Na sequência de um recurso apresentado, o tribunal de comércio admitiu como válidos os argumentos dos diários De Standaard, De Tijd e Het Laatste Nieuws, segundo os quais as regras internas e os princípios deontológicos os autorizavam a escolher a publicidade que publicam, segundo a agência belga.

Em contrapartida, o juiz rejeitou os argumentos do diário regional Gazet Van Antwerpen, bem como da publicação gratuita neerlandesa Metro, que tinham afirmado que o partido de extrema-direita havia apresentado demasiado tarde o seu pedido.

«Os dois jornais sabiam há vários meses que as eleições estavam à porta, e deveriam ter previsto que semelhante solicitação, vinda do Vlaams Belang seria provável», afirmou um conselheiro jurídico do partido, Bart Siffert, citado pela agência de notícias belga.

A Gazet Van Antwerpen e o Metro deverão agora publicar, antes das eleições de 10 de Junho, a publicidade do Vlaams Belang, sob pena de pagamento de uma multa de 2.500 euros cada, segundo Siffert.

Em 2003, o Vlaams Belang conseguiu 18 por cento dos votos em Flandres. Este ano, conta com mais de 21% das intenções de voto.

Diário Digital / Lusa

05-06-2007 10:55:46


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?