terça-feira, junho 19, 2007

 
«Empresa na hora» dificulta luta contra fraude no IVA


A facilidade com que se constituem empresas em Portugal, especialmente com a chegada da «Empresa na Hora» dificulta o combate à fraude no IVA por parte dos inspectores da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), avança a imprensa esta terça-feira.

O trabalho dos funcionários do Fisco é ainda complicado pelo facto de a via verde na criação de empresas contrastar com a morosidade dos processos de cessação oficiosa de sociedades.

Os jornais económicos (JdN e DE) citam Pedro Moreira, quadro da Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e Acções Especiais (DSIFAE), durante o ciclo de seminários sobre criminalidade tributária organizado pelo DCIAP Ministério Público), DGCI e Polícia Judiciária.

Segundo refere o Diário Económico, desde que foi criada no âmbito do programa Simplex, a «EMpresa na HOra» constituiu-se como uma das medidas mais emblemáticas do Executivo de Sócrates.

Fonte da inspecção tributária explicou ao DE que «se tratou de uma medida positiva, que desburocratizou o processo de constituição das empresas», tendo permitido a constituição de mais de 26 mil empresas desde Julho de 2005.

«Mas tem também o seu lado negativo ao ser aproveitada forma de evasão fiscal», acrescentou a mesma fonte citada no artigo.

19-06-2007 8:22:29

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?