quarta-feira, junho 20, 2007

 
Maioria dos portugueses diz que situação económica é «má»

A maioria dos portugueses (88%) considera que a situação económica nacional é «má», contra 10% que dizem ser «muito boa» e «boa», segundo estima um Eurobarómetro hoje divulgado em Bruxelas.

O grau de satisfação dos portugueses com a situação económica do seu país está muito abaixo da média europeia, de 52%.

Segundo o Eurobarómetro 67 sobre a opinião pública na União Europeia (UE), Portugal está no fundo da tabela de satisfação dos cidadãos com o estado económico, empatado com a Bulgária e apenas ultrapassado pela Hungria, onde só nove por cento disseram estar satisfeitos com a economia.

Em comparação com o Eurobarómetro 66, realizado no Outono passado, a quantidade de portugueses insatisfeitos aumentou um ponto percentual.

Os dados hoje revelados mostram ainda que apenas dois por cento das respostas consideraram a situação económica «muito boa» (sem variação em relação ao inquérito 66), oito por cento disseram ser «bastante boa» (menos um ponto), para 59 por cento é «má» (um ponto acima) e para 29 por cento é mesmo «muito má» (menos um ponto percentual que o Eurobarémtro 66).

Só dois por cento não manifestaram qualquer opinião.

No outro extremo da tabela estão os dinamarqueses, com um grau de satisfação com a economia nacional de 99 por cento, seguidos pelos holandeses, com 93 por cento.

A sondagem foi realizada entre 10 de Abril e 15 de Maio último nos 27 estados-membros da UE, pela empresa TNS Opinion & Social que, em Portugal, fez 1.011 de um total de 29.222 entrevistas a maiores de 15 anos.

Diário Digital / Lusa

20-06-2007 12:24:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?