quinta-feira, julho 05, 2007

 
Compositor premiado em França lamenta falta reconhecimento

O compositor João Pedro Oliveira disse hoje estar «muito satisfeito» com o primeiro prémio do Concurso internacional de música electroacústica de Bourges, França, mas lamentou que os compositores portugueses não sejam reconhecidos em Portugal.

Após ser conhecida a atribuição do primeiro prémio da 34.ª edição do Concurso internacional de música e de arte sonora electroacústica de Bourges à sua obra «Beyond», para clarinete, violoncelo, piano e sons electroacústicos, João Pedro Oliveira disse à Lusa sentir-se «muito satisfeito», por se tratar de um prémio «prestigiado e de grande carisma».

«Um prémio deste nível tem um grande reconhecimento internacional e implica a divulgação da obra, nomeadamente através das rádios, pelo que me sinto muitíssimo satisfeito. Só é pena que a nível nacional seja dada pouca importância aos compositores portugueses», observou.

Deu como exemplo o facto de ter ganho aquele mesmo prémio em 2002 e, apesar do reconhecimento internacional, não ter tido «nenhum impacto em Portugal».

Professor catedrático na Universidade de Aveiro, onde ensina Composição, Análise e Música electroacústica, João Pedro Oliveira foi o vencedor na categoria de música para instrumentos e electroacústica.

«Beyond» foi composta por Oliveira a pedido do Trio Méditerrain, que a gravou num CD de música contemporânea portuguesa, e será igualmente editada na colecção «Cultures Electroniques» pelo Instituto internacional de música electroacústica de Bourges.

Além deste prémio, Oliveira foi ainda finalista na categoria de música electroacústica pura, com a obra «Aphâr», para electrónica a oito canais.

João Pedro Oliveira, 48 anos, esteve entre 1985 e 1990 nos Estados Unidos com uma bolsa da Fundação Gulbenkian e da Comissão Cultural Luso-Americana, ali concluindo dois mestrados e um doutoramento em Música.

Conquistou até à data mais de 20 prémios nacionais e internacionais, com destaque para o primeiro prémio no concurso internacional de Bourges (duas vezes), o primeiro prémio no Concurso Musica Nova (Praga), o primeiro prémio no concurso Alea II (Boston), o primeiro prémio no concurso Metamorphoses (Bruxelas) e o primeiro prémio nos concursos Joly Braga Santos e Fernando Lopes Graça.

Diário Digital / Lusa

05-07-2007 17:24:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?