domingo, agosto 05, 2007
Os vereadores sem pelouro têm o limite máximo de um assessor e um funcionário, para cada um dos 10 eleitos.
A lista de Carmona Rodrigues elegeu três vereadores (3 assessores e 3 funcionários), dois na lista de Helena Roseta (2 ass. e 2 adm.), três na de Fernando Negrão (3 ass. e 3 func.) e dois na de Ruben de Carvalho (2 ass. e 2 admin.), no total 10 assessores e 10 administrativos para os vereadores sem pelouro.
Cada agrupamento político das quatro candidaturas sem pelouro (Carmona Rodrigues, Helena Roseta, Fernando Negrão e Ruben de Carvalho) tem o apoio de quatro assessores e dois funcionários, o que se traduz num número máximo de 16 assessores e oito administrativos.
O partido vencedor das últimas eleições, o Partido Socialista (PS), mais o Bloco de Esquerda (BE), que em conjunto elegeram sete vereadores (com pelouros) terão como limite cinco assessores mais um administrativo por cada um dos vereadores, o que soma 35 assessores e sete administrativos.
O agrupamento dos dois partidos que gerem a Câmara Municipal de Lisboa (CML), o PS e o BE, conta com seis assessores e dois funcionários.
Os 10 vereadores mais o agrupamento das quatro candidaturas sem pelouros atribuídos, terão um limite de 26 assessores e 18 funcionários administrativos.
O Partido Socialista em conjunto com o Bloco de Esquerda (com pelouros) terão ao seu serviço o máximo de 41 assessores e nove administrativos, contando já com os do agrupamento dos dois partidos no poder.
O número de assessores e administrativos na gestão de Carmona Rodrigues, no final de 2006, contando com o seu gabinete, o do vice-presidente Fontão de Carvalho e o de Gabriela Seara, atingia os 59 assessores e 34 funcionários administrativos.
No final de 2006, o total de assessores na Câmara Municipal de Lisboa era de 165 cargos mais 70 administrativos, no total de 235 nomeações directas, entre os dois partidos no poder (PSD, CDS), os Grupos Municipais do PS e CDU e BE.
Nas últimas autárquicas para a Câmara Municipal de Lisboa, o Partido Socialista elegeu seis lugares distribuídos por António Costa, Manuel Salgado, Ana Sara Brito, Marcos Perestrelo, Rosália Vargas e José Cardoso da Silva [57.907 votos 29,5 por cento].
O Bloco de Esquerda acordou com o Partido Socialista a atribuição de pelouro para José Sá Fernandes, que obteve nas eleições de Junho 13.348 votos correspondente a 6,8 por cento.
Carmona Rodrigues obteve 32.734 votos o que corresponde a três vereadores e representa 16,7 pontos percentuais.
O Partido Social-Democrata elegeu três lugares encabeçados por Fernando Negrão, com 30.855 votos a que corresponde 15,7 por cento.
A Lista de Helena Roseta recolheu 20.006 votos, que lhe deu direito a eleger dois lugares de vereação com 10,2 por cento.
A lista de Ruben Carvalho obteve 18.681 votos válidos, o que traduz dois lugares na vereação e 11,4 por cento.
Diário Digital / Lusa
03-08-2007 18:29:00