quarta-feira, agosto 15, 2007

 
Descoberta povoação neolítica nas ilhas escocesas de Orkney

Uma equipa de arqueólogos descobriu restos de uma grande povoação da época neolítica nas ilhas Orkney, situadas no norte da Escócia.

Segundo os arqueólogos, a descoberta poderá ser tão importante como a da aldeia pré-histórica de Skara Brae, feita em 1850.

O sítio arqueológico, que data de há 5.000 anos, encontra-se em Ness of Brodgar, no coração do Orkney neolítico, entre o chamado Anel de Brodgar e as Pedras de Stenness.

Os arqueólogos de Orkney College só escavaram uma parte do lugar e encontraram grandes edifícios de pedra de tipo oval, subdivididos em pequenas câmaras.

«Os edifícios que descobrimos são de um tipo nunca visto antes. Algumas das estruturas parecem ser de natureza doméstica, mas a principal é muito mais complexa e tem uma arquitectura muito simétrica», declarou o chefe dos arqueólogos, Nick Card, à estação televisiva britânica BBC.

A sua colega Julie Gibson salientou, por sua vez, que a povoação pode trazer muitos esclarecimentos sobre como viviam as pessoas «dentro dos círculos de pedra» supostamente utilizados para determinadas cerimónias.

Nas ilhas Orkney situam-se alguns dos lugares arqueológicos mais bem conservados da Europa, incluindo povoações neolíticas, túmulos e impressionantes círculos de pedra, o que foi já reconhecido pela própria UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), ao declarar, em 1999, as suas aldeias neolíticas Património da Humanidade.

Do conjunto, destaca-se o magnífico Anel de Brodgar, originalmente composto por 60 pedras, de que restam apenas 27 e que formavam um enorme círculo entre as chamadas Pedras de Stenness e Harray Lochs.

Nas proximidades, situam-se ainda a aldeia de Barnhouse e o túmulo pré-histórico de Maeshowe, que os vikings visitaram no século XII, ali deixando uma das maiores colecções de runas em norse (antigo idioma escandinavo) conhecidas.

As ilhas Orkney estiveram sob administração escandinava até 1468, antes de passarem a pertencer à Escócia.

Um claro testemunho da influência escandinava é a catedral de San Magnus, na principal cidade de Orkney, Kirkwall, um espectacular edifício viking mandado construir em 1137 pelo conde Rognavald.

Diário Digital / Lusa

14-08-2007 17:42:28


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?