sábado, agosto 25, 2007

 
«Deus não existe», disse Madre Teresa numa carta
Madre Teresa de Calcutá duvidava da existência de Deus. Um livro a publicar em breve nos Estados Unidos revela cartas pessoais de madre Teresa de Calcutá em que a missionária, de origem albanesa, manifesta profundas dúvidas sobre a existência de Deus.

( 17:54 / 24 de Agosto 07 )


A crise de fé de madre Teresa de Calcutá terá durado cinquenta anos, todos os anos que madre Teresa passou na Índia.

Em público, madre Teresa tinha um sorriso permanente, mas as cartas reflectem uma grande dor espiritual. Na vida não fazia nem um lamento, mas nas cartas queixa-se da tortura de que padece.

Numa das cartas confessa: «Sinto um vazio e um silêncio tão grande que eu olho e não vejo, oiço e não escuto, a língua move-se e não falo». São cartas escritas semanas antes da missionária receber o prémio Nobel da Paz em 1979.

Numa outra carta, madre Teresa diz que os «condenados ao inferno sofrem um castigo eterno porque perderam Deus. Na minha própria alma sinto uma dor enorme com esta perda, sinto que Deus não me quer, que Deus não é Deus e que, na realidade, não existe».

Dúvidas de Madre Teresa não impedem canonização

O especialista da TSF em assuntos religiosos, Manuel Vilas Boas, salienta que a revelação das dúvidas de Madre Teresa de Calcutá sobre a existência de Deus não vão impedir uma futura canonização da missionária que viveu a maior parte da vida na Índia.

Vilas Boas salienta que o importante foi a sua acção sempre «dirigida aos mais pobres dos pobres», uma acção «marcada pela matriz do cristianismo que obriga ao amor preferencial pelos outros seres humanos». «Será por isso que a igreja a vai canonizar», salienta o especialista, acrescentando «que as dúvidas de fé só lhe elevam a memória».

Madre Teresa de Calcutá está reconhecida como beata, o segundo de três passos para a santidade de acordo com a igreja católica.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?