domingo, agosto 12, 2007

 
Estrangeiros são 10% dos trabalhadores

Um em cada dez trabalhadores por conta de outrem que descontaram para a Segurança Social durante o ano passado é de nacionalidade estrangeira, de acordo com o Diário de Notícias deste domingo.

Os dados são do Instituto de Informática do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS) e adiantam que 18% dos patrões portugueses que entregaram declarações de remunerações nesse mesmo ano pagaram salários a estrangeiros.

Ainda segundo os dados o peso dos trabalhadores estrangeiros varia muito segundo a localização geográfica. E é no Algarve que o seu peso é mais significativo. Do conjunto de entidades empregadoras que declarou salários à Segurança Social, 40% têm estrangeiros a trabalhar para si.

A seguir ao Algarve, é no distrito de Lisboa que o peso das entidades que empregam estrangeiros é mais elevado - cerca de 30%. O distrito de Setúbal é o seguinte, com cerca de 25% dos patrões a declarar mão-de-obra estrangeira. O Norte é a região onde o peso da mão-de-obra estrangeira é menor.

Fora das estatísticas fica, no entanto, a mão-de-obra ilegal, pelo que os números são superiores ao contabilizado pelo Ministérios do trabalho.

12-08-2007 10:51:16


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?