sábado, agosto 25, 2007

 
Madeira investe 90 mil euros na Festa do Vinho


A secretaria regional do Turismo e Transportes promove de 28 de Agosto a 02 de Setembro, mais uma edição da Festa do Vinho, uma iniciativa promocional que representa um investimento de 90 mil euros.

A afirmação progressiva deste cartaz fica demonstrada pela previsão de uma taxa de ocupação nas unidades hoteleiras da Madeira durante estes dias na ordem dos 70%, rondando os 80 por cento nos hotéis de quatro estrelas, segundo números avançados pela secretária regional, Conceição Estudante.

Se as vindimas ao vivo, com a pisa e repisa, que contam com a participação de muitos madeirenses e visitantes, e o cortejo etnográfico na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos são considerados os principais eventos do programa, no sábado (01 de Setembro), no Funchal a animação é também uma constante.

Tudo começará a 28 de Agosto (terça-feira) com a IV Semana Europeia de Folclore, um evento, organizado pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, que conta com a actuação de nove grupos, sendo três nacionais (Viana do Castelo, Porto e Algarve) e seis estrangeiros (Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Brasil e Venezuela).

O festival acontece no palco do Jardim Municipal do Funchal e é também uma iniciativa integrada no programa comemorativo dos 500 anos desta cidade.

Dois dias depois, a animação arranca nas quatro placas da Avenida Arriaga, onde serão desenvolvidos os seguintes temas «Pátio da Adega», «Tinta Negra Mole», «Um Vinho com 500 anos de História» e «Momentos Únicos».

No primeiro espaço haverá prova de vinho e motivos relacionados com os usos e costumes tradicionais desta produção, no segundo será possível observar um cenário das adegas típicas madeirenses, o terceiro é dedicado a quadros vivos relacionados com as vindimas e produção de vinho.

Quanto ao quarto espaço, a principal inovação do programa desta edição da Festa, através da projecção de filmes alusivos, poderão ser recordados momentos históricos que foram celebrados com o Vinho Madeira.

Também no Largo da Restauração, decorado com motivos alusivos, estarão presentes várias empresas do sector vitivinícola, apoiadas pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanto da Madeira (IVBAM), que facultarão provas de Vinho Madeira e de Mesa e comercializarão os seus produtos.

O presidente do IVBAM, Paulo Rodrigues, já anunciou publicamente que a expectativa de vindima para este ano na Região será na ordem dos quatro milhões de quilos de uva, ligeiramente inferior a 2006.

Na Madeira, a abertura oficial da época das vindimas está agendada para 27 de Agosto.

Diário Digital / Lusa

25-08-2007 12:06:47

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?