sábado, agosto 25, 2007

 
Penteado «rasta» pode levar à queda de cabelo, diz estudo

O penteado no estilo «rasta», com as suas características tranças, pode, em caso de uso prolongado, causar uma queda permanente de cabelo, segundo um estudo publicado no último boletim do British Journal of Dermatology.

O mesmo pode ocorrer com o cabelo muito esticado para formar o «rabo de cavalo», acrescenta o boletim.

Um estudo com cerca de dois mil adultos e adolescentes na África do Sul revelou que uma em cada sete estudantes e um terço das mulheres sofrem de alopecia por tracção, perda de cabelo em algumas regiões da cabeça.

Os dermatologistas atribuem o fenómeno ao estiramento excessivo e prolongado do cabelo.

Já um em cada dez homens africanos estudados sofre um problema de pele conhecido como «acne keloidalis nuchae» (AKN), que leva ao aparecimento de feridas ou pequenas cicatrizes na parte posterior da cabeça.

Os investigadores da Universidade da Cidade do Cabo atribuíram a condição ao frequente recurso de rapar a cabeça, mas que, segundo os especialistas, aumenta o risco de infecções de transmissão sanguínea devido aos cortes acidentais.

A alopecia parece incidir mais entre as meninas africanas que alisaram o cabelo com produtos químicos para fazer «rabos de cavalo».

Segundo o estudo, a queda de cabelo também é mais comum entre as mulheres adultas, que se submetem a alisamentos químicos ou fazem tranças no cabelo, em vez de deixá-lo crescer naturalmente.

24-08-2007 12:28:13


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?