segunda-feira, agosto 13, 2007

 
Poder de compra de portugueses é 20% inferior
O poder de compra em Portugal é 20 por cento inferior ao registado no conjunto da média europeia a 15, enquanto os salários dos portugueses são 40 por cento inferiores aos da média comunitária. A conclusão é da OCDE.

( 12:57 / 13 de Agosto 07 )


De acordo com os últimos dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o nível de salários em Portugal é 40 por cento inferior ao da média europeia a 15.

Em relação ao poder de compra, o cidadão português verifica que o nível de preços é apenas 20 por cento mais baixo.

A travar a convergência de preços estão as barreiras à exportação de alguns produtos, as diferenças na carga fiscal e de linguagem, bem como a qualificação da mão-de-obra.

Em 1995, os portugueses pagavam 77 euros por um cabaz por produtos, enquanto na União Europeia custava cem euros.

Actualmente, segundo os dados do Eurostat, os portugueses pagam 82 euros pelo mesmo cabaz.

O estudo conclui ainda que os portugueses pagam menos pelas habitações, ou seja, a compra de casa custa cerca de 30 por cento menos do que a média comunitária.

O álcool e o tabaco também são mais baratos, com preços na ordem dos 20 por cento a menos do que o conjunto dos países que compunham a União Europeia antes do alargamento.

O preço da saúde é 18 por cento inferior, sendo apenas as telecomunicações mais caras. Em Portugal, as chamadas telefónicas ficam dois por cento mais caras.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?